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DADOS SOBRE A JMJ - IMPACTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS.

A organização da Jornada Mundial da Juventude 2013 informa já ter arrecadado cerca de R$ 20 milhões entre patrocínios e eventos para levantar fundos. Até o momento, as marcas patrocinadoras do evento são o Bradesco, Itaú, Santander, Ferrero, Estácio, Nestlé, McDonald's e as agências Tam Viagens e Havas.

"Os patrocinadores aparecem de diferentes maneiras com investimentos em dinheiro, prestação de serviços e uso de seus produtos no evento", informou a organização da Jornada, em comunicado, acrescentando que as fontes de financiamento vão desde patrocínios privados a doações de pessoas físicas.

A Dream Factory, responsável pelo planejamento, produção e plano de marketing da Jornada, informou ao G1 que captou em dinheiro aproximadamente R$ 10 milhões para o evento.
Segundo a agência, as empresas parceiras terão suas marcas exibidas nas placas de sinalização e na publicidade nas grades de acesso do público. "A exposição das marcas não é uma prioridade para as empresas parceiras do evento, que veem a Jornada como um evento sem fins comerciais e voltado para a celebração de valores humanos", informou a Dreeam Factory.

Patrocinadores como Nestlé e McDonald's terão produtos nos kits alimentos distribuídos aos peregrinos. Putros parceiros como Prefeitura de Niterói, Pró Saúde, Multiplan participarão com apoio logístico, segundo a agência, que também será a responsável pela produção e montagem dos palcos dos eventos com o Papa Francisco na Praia de Copacabana e em Guaratiba.

70% do custo será viabilizado por peregrinos
A estimativa dos organizadores é que o custo da JMJ fique entre R$ 320 e R$ 350 milhões. "O custo total da organização ainda está sendo definido e é variável em função do número final de participantes e inscritos", diz o comunicado. "Cerca de 70% desse custo será viabilizado pelas contribuições dos peregrinos, que variam entre R$ 106 e R$ 600. O custo da JMJ é viabilizado também através de doações espontâneas, produtos licenciados que geram royalties para o evento, patrocínios e parcerias", acrescenta a organização.

Embora a estimativa seja de um total de 500 mil peregrinos inscritos, até o momento o número de inscrições está em 350 mil. Desse total, 215 mil ou 61% são brasileiros. Os países com o maior número de participantes são: Argentina (22.965), Estados Unidos (10.725), Chile (9.152), Itália (7.703), Venezuela (6.153), França (5.490), Peru (4.664), Paraguai (4.649), e
México (4.446).

Sobre a participação do poder público, os organizadores informaram que esta se dará "nas questões de sua competência que envolvem a visita de um chefe de Estado, além de questões gerais da realização do evento como logística, mobilidade urbana, segurança pública, transporte, comunicação e assistência ao peregrino. Bem como a disponibilização de espaços para acolher peregrinos".

Os organizadores estimam que serão gerados mais de 20 mil empregos diretos e que o evento irá gerar um impacto econômico de mais de meio bilhão de reais.

Já o governo brasileiro calcula que o evento irá gerar impacto de R$ 1,2 bilhão na economia brasileira, atraindo cerca de 1,8 milhão de pessoas, segundo estimativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), órgão ligado ao Ministério do Turismo.

Na Espanha, último país a receber a Jornada Mundial da Juventude, o impacto econômico foi de cerca de R$ 920 milhões, informam os organizadores.
 Fonte:Resistência Católica

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