» » Paraíba tem 16 cursos universitários acima da média, aponta Enade


A Paraíba tem 16 cursos universitários da área de humanas acima da média, conforme aponta o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (7). Foram avaliados estudantes de 75 cursos de ensino superior de universidades, faculdades e centro universitários do estado.
O índice do Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Os conceitos 1 e 2 são considerados abaixo da média. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.
saiba mais
Dois cursos de instituições da Paraíba, uma pública e outra particular, foram avaliados com a nota máxima acima da média. Lideram o ranking o curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o de Administração da Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB), ambos ministrados em João Pessoa.
Conquistaram a nota 4 cursos de nove instituições públicas e de cinco privadas. A UFPB conseguiu esse conceito com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com o curso de Administração. A Universidade Federal de Campina Grande teve cursos com o conceito 4 em dois campi: Administração e Design, em Campina Grande, e Administração e Direito, em Sousa. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por sua vez, conquistou esse índice com os cursos de Direito, ministrado em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro.
Os cursos particulares que conseguiram a nota 4 foram Administração do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper) e da Faculdade Maurício de Nassau e Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda do Inper.
Ficaram na média do Enade com conceito 3, 33 cursos superiores, sendo 15 de instituições públicas e 18 de particulares. Entre eles estão os cursos de Direito de quatro faculdades privadas (Iesp, Inper, FAC-CG e FIP), Relações Internacionais da UEPB, os três cursos de Jornalismo avaliados (UFPB, UEPB e FIP) e Publicidade e Propaganda do Iesp.
Abaixo da média
Ao todo, 26 cursos foram avaliados com conceitos 1 ou 2, ou seja, ficaram abaixo da média. Três deles são de instituições públicas: Direito do campus de Guarabira da UEPB, Ciências Econômicas da UFCG e Turismo do campus de Mamanguape da UFPB. Entre as particulares, estão cursos tradicionais, como o de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Dois cursos ficaram com o conceito 1, a menor nota: Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia da Paraíba (FatecPB) e Tecnologia em Gestão Comercial da FPB.
Enade
Participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Portal Arara
Fonte : G1PB

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta