» » Lição de justiça


Era uma linda tarde de domingo. Antônio, um trabalhador da cidade de São Paulo, pensou em levar seus dois filhos para um passeio no zoológico. Pegou os meninos e lá se foram os três. Chegando à bilheteria, Antonio perguntou:
- Quanto custa a entrada?

- São dez reais para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos. Para as crianças menores de seis anos a entrada é grátis. Quantos anos eles têm? – perguntou o bilheteiro.
- O menor tem apenas três anos e este aqui tem sete anos – disse Antônio.

Após um sorriso sutil, de deboche, o bilheteiro diz:

- Você deve ter dinheiro sobrando. Se tivesse me dito que o maior tinha seis anos, eu não perceberia a diferença. Você teria economizado dez reais.

Antônio imediatamente respondeu:

- De fato, você não perceberia a diferença.
Para refletir

A honestidade e a justiça não tem preço. São virtudes que podemos aprender, mas exigem dedicação e empenho total. Não podemos ser justos só quando quisermos, nem honestos apenas em algumas situações. Ou somos ou não somos. Talvez um dos maiores problemas de nosso país é todo mundo querer levar vantagens de alguma forma. Muitos não veem problema em pequenas mentiras, como no exemplo da parábola, para ter lucro. Se somos desonestos e injustos nas coisas simples, certamente o seremos quanto tivermos alguma grande responsabilidade. Desenvolva suas virtudes agindo sempre com coerência, não importando a situação. O exemplo é a melhor forma de educar seus filhos. Eles não aprendem ouvindo suas palavras, mas sim vendo seus gestos, acompanhando as suas reações. Eles imitam aquilo que você faz, então faça sempre a coisa certa.

A Bíblia tem uma frase muito sábia que diz: "Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas coisas também é injusto nas grandes" (Lc 16,10). Como você interpreta esse provérbio? O que ele tem a lhe ensinar? Como você pode agir para ser sempre justo e coerente? Pense nas coisas simples do dia a dia e reflita sobre a sua ação: você age sempre com honestidade? Alguma vez tentou levar vantagem? Quando teve essa tentação?

CatequeseCatolica
Educar nos dias de hoje
Por: DOM ALOÍSIO ROQUE OPPERMANN
SCJ ARCEBISPO DE UBERABA, MG
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Um filhote de leão precisa aprender poucas coisas de sua mãe, para se tornar um animal adulto bem sucedido: saber como atacar uma caça, de que jeito se defender dos perigos, como conviver com os da sua espécie. Já o homem é o mais complexo dos animais para aprender. Ao nascer nada sabe a não ser mamar. E seu aprendizado não se restringe a um poucos pontos iniciais.

Para sobreviver e desenvolver suas enormes potencialidades, é obrigado a acrescentar conhecimentos novos e adaptar hábitos diferentes, para se tornar uma pessoa adulta, plenamente   desenvolvida.  Isso é tarefa permanente. 

E o mais difícil é que a educação precisa ser diferenciada, de acordo com as épocas novas que vão se sucedendo. Tempos houve em que uma oportuna chinelada punha a caminhada no rumo certo. Hoje tal expediente pode produzir efeitos contrários. Deve-se fixar que educação não se refere somente ao âmbito escolar. Mas se refere à família, à convivência social, à auto-educação.

Poderíamos questionar a moderna educação, especialmente a praticada no Brasil, por alguns sintomas. Cito alguns.

1 - Nas instituições escolares, inúmeras vezes, a professora, em vez de ser centro de agradecimentos e ser considerada benfeitora, é maltratada, hostilizada, e não poucas vezes, morta.

2 – Numa postura de Santa Joana D’Arc sem causa, muitas mulheres engrossam as fileiras de assaltantes de Banco, assassinas covardes de cidadãos pacatos, só para obterem economias para a aquisição de drogas .

3 – Em vez de se canalizar as energias sexuais para o equilíbrio da vida familiar, faz-se a apologia oficial do sexo anárquico, com estímulo oficial para considerá-lo o grande objetivo da vida.

4 – O número de assaltos cruéis, de mortes de inocentes, de maus tratos contra o semelhante está numa espiral ascendente de fim imprevisível.

5 – O Deus Criador nem é lembrado nas grandes descobertas (p.ex. bóson de Higgs). É lembrado apenas quem descobriu, mas não quem criou.

6 – Muitos jovens de hoje, católicos, não casam mais na Igreja. Seria a porta aberta para novas uniões? Os outros noventa sintomas da educação incompleta os silencio.  Mas é bom lembrarmos as Escrituras: “ocupem-se de tudo o que é verdadeiro, nobre, virtuoso ou que mereça louvor” (Fil 4, 8).

- See more at: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/roque/p46.htm#sthash.dj7WiAcl.dpuf
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Para sobreviver e desenvolver suas enormes potencialidades, é obrigado a acrescentar conhecimentos novos e adaptar hábitos diferentes, para se tornar uma pessoa adulta, plenamente   desenvolvida.  Isso é tarefa permanente. 

E o mais difícil é que a educação precisa ser diferenciada, de acordo com as épocas novas que vão se sucedendo. Tempos houve em que uma oportuna chinelada punha a caminhada no rumo certo. Hoje tal expediente pode produzir efeitos contrários. Deve-se fixar que educação não se refere somente ao âmbito escolar. Mas se refere à família, à convivência social, à auto-educação.

Poderíamos questionar a moderna educação, especialmente a praticada no Brasil, por alguns sintomas. Cito alguns.

1 - Nas instituições escolares, inúmeras vezes, a professora, em vez de ser centro de agradecimentos e ser considerada benfeitora, é maltratada, hostilizada, e não poucas vezes, morta.

2 – Numa postura de Santa Joana D’Arc sem causa, muitas mulheres engrossam as fileiras de assaltantes de Banco, assassinas covardes de cidadãos pacatos, só para obterem economias para a aquisição de drogas .

3 – Em vez de se canalizar as energias sexuais para o equilíbrio da vida familiar, faz-se a apologia oficial do sexo anárquico, com estímulo oficial para considerá-lo o grande objetivo da vida.

4 – O número de assaltos cruéis, de mortes de inocentes, de maus tratos contra o semelhante está numa espiral ascendente de fim imprevisível.

5 – O Deus Criador nem é lembrado nas grandes descobertas (p.ex. bóson de Higgs). É lembrado apenas quem descobriu, mas não quem criou.

6 – Muitos jovens de hoje, católicos, não casam mais na Igreja. Seria a porta aberta para novas uniões? Os outros noventa sintomas da educação incompleta os silencio.  Mas é bom lembrarmos as Escrituras: “ocupem-se de tudo o que é verdadeiro, nobre, virtuoso ou que mereça louvor” (Fil 4, 8).

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Para sobreviver e desenvolver suas enormes potencialidades, é obrigado a acrescentar conhecimentos novos e adaptar hábitos diferentes, para se tornar uma pessoa adulta, plenamente   desenvolvida.  Isso é tarefa permanente. 

E o mais difícil é que a educação precisa ser diferenciada, de acordo com as épocas novas que vão se sucedendo. Tempos houve em que uma oportuna chinelada punha a caminhada no rumo certo. Hoje tal expediente pode produzir efeitos contrários. Deve-se fixar que educação não se refere somente ao âmbito escolar. Mas se refere à família, à convivência social, à auto-educação.

Poderíamos questionar a moderna educação, especialmente a praticada no Brasil, por alguns sintomas. Cito alguns.

1 - Nas instituições escolares, inúmeras vezes, a professora, em vez de ser centro de agradecimentos e ser considerada benfeitora, é maltratada, hostilizada, e não poucas vezes, morta.

2 – Numa postura de Santa Joana D’Arc sem causa, muitas mulheres engrossam as fileiras de assaltantes de Banco, assassinas covardes de cidadãos pacatos, só para obterem economias para a aquisição de drogas .

3 – Em vez de se canalizar as energias sexuais para o equilíbrio da vida familiar, faz-se a apologia oficial do sexo anárquico, com estímulo oficial para considerá-lo o grande objetivo da vida.

4 – O número de assaltos cruéis, de mortes de inocentes, de maus tratos contra o semelhante está numa espiral ascendente de fim imprevisível.

5 – O Deus Criador nem é lembrado nas grandes descobertas (p.ex. bóson de Higgs). É lembrado apenas quem descobriu, mas não quem criou.

6 – Muitos jovens de hoje, católicos, não casam mais na Igreja. Seria a porta aberta para novas uniões? Os outros noventa sintomas da educação incompleta os silencio.  Mas é bom lembrarmos as Escrituras: “ocupem-se de tudo o que é verdadeiro, nobre, virtuoso ou que mereça louvor” (Fil 4, 8).

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- São dez reais para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos. Para as crianças menores de seis anos a entrada é grátis. Quantos anos eles têm? – perguntou o bilheteiro.
- O menor tem apenas três anos e este aqui tem sete anos – disse Antônio.

Após um sorriso sutil, de deboche, o bilheteiro diz:

- Você deve ter dinheiro sobrando. Se tivesse me dito que o maior tinha seis anos, eu não perceberia a diferença. Você teria economizado dez reais.

Antônio imediatamente respondeu:

- De fato, você não perceberia a diferença.
Para refletir

A honestidade e a justiça não tem preço. São virtudes que podemos aprender, mas exigem dedicação e empenho total. Não podemos ser justos só quando quisermos, nem honestos apenas em algumas situações. Ou somos ou não somos. Talvez um dos maiores problemas de nosso país é todo mundo querer levar vantagens de alguma forma. Muitos não veem problema em pequenas mentiras, como no exemplo da parábola, para ter lucro. Se somos desonestos e injustos nas coisas simples, certamente o seremos quanto tivermos alguma grande responsabilidade. Desenvolva suas virtudes agindo sempre com coerência, não importando a situação. O exemplo é a melhor forma de educar seus filhos. Eles não aprendem ouvindo suas palavras, mas sim vendo seus gestos, acompanhando as suas reações. Eles imitam aquilo que você faz, então faça sempre a coisa certa.

A Bíblia tem uma frase muito sábia que diz: "Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas coisas também é injusto nas grandes" (Lc 16,10). Como você interpreta esse provérbio? O que ele tem a lhe ensinar? Como você pode agir para ser sempre justo e coerente? Pense nas coisas simples do dia a dia e reflita sobre a sua ação: você age sempre com honestidade? Alguma vez tentou levar vantagem? Quando teve essa tentação?
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