» » Dia do Idoso: conheça formas de demonstrar carinho aos vovôs e vovós no dia a dia

Os idosos merecem todo o nosso carinho e atençãoDevemos sempre colocar os idosos em primeiro plano e retribuir, com muito amor, carinho e respeito, as lições e ensinamentos que eles nos deram



Os idosos merecem todo o nosso carinho e atenção
No Brasil, assim como em muitos países, a população de idosos vem aumentando cada vez mais. A expectativa é que, em 2050, o país tenha aproximadamente 63 milhões de pessoas na “melhor idade”; uma projeção de 72 idosos para cada 100 jovens, segundo dados do Ministério da Saúde.
Dessa forma, devemos reconhecer o quanto antes a importância dos idosos na sociedade e fazer com que o carinho e o respeito que merecem seja uma tarefa diária de cada um de nós. Afinal, com toda a sabedoria e “bagagem” de experiência, eles nos ensinaram lições de vida e cuidaram da gente enquanto precisávamos. Agora é o momento de retribuir o amor e tudo que aprendemos com eles.
E como no dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso, que tal refletir sobre a relação que temos com as pessoas mais velhas? Os laços familiares são o que há de mais importante na vida e, por isso, é uma alegria saber que os nossos vovôs e vovós estão presentes e participando frequentemente das atividades em família.
Conheça, a seguir, algumas formas de demonstrar amor e carinho ao idoso no dia a dia:
1) Procure tirar um tempo da sua rotina para conversar os idosos. Com calma e paciência, escute suas sábias palavras e as experiências de vida que têm para compartilhar. Ouvir suas histórias sempre nos ensinará algo de valor!
2) Demonstre carinho e abrace, sempre que puder, seus avós. Se eles moram longe, visite-os frequentemente ou mantenha sempre contato para dizer o quanto eles são importantes na sua vida.
3) Muitas vezes pensamos que uma relação entre pessoas jovens e idosos tem alguns obstáculos. No entanto, algumas atividades familiares podem ajudar a estreitar esse vínculo. Cozinhar juntos, passear no parque, ir à igreja e ver TV são algumas das atividades que trarão benefícios às duas gerações.
4) Os avós têm um carinho especial e fazem de tudo para agradar seus pequenos netinhos. Dessa forma, esse elo de amor e afeto deve ser cultivado e incentivado a cada dia. Promova atividades entre os dois, deixe seus filhos serem bastante mimados e, claro, alimentados pelos deliciosos quitutes que a vovó prepara. São esses pequenos gestos que marcarão, no futuro, as melhores lembranças entre avós e netos.
5) Muitos idosos não têm a mesma sorte de estar em um ambiente familiar acolhedor. Dessa forma, uma boa sugestão para dar carinho e atenção a eles é reservar um tempo para visitar asilos e casas de repouso da sua cidade. Geralmente são velhinhos que necessitam de companhia, de afeto ou apenas uma conversa para se sentirem úteis e queridos. Esse gesto reconfortará o seu coração e o de quem precisa de você!
6) Cuidar de pais idosos deve ser algo natural, um gesto de respeito e admiração com quem amamos. Devemos evitar que as pessoas mais velhas fiquem em segundo plano e melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida delas para que tenham um envelhecimento ativo e saudável.
7) Com o tempo, a visão de nossos vovôs e vovós já não é mais a mesma de antigamente. Quando tiver algum tempo livre, leia alguns livros e ajude-os a continuar com seus hábitos de leitura.
8) Incentive-os a praticar esportes ou ter horas de lazer, como cursos, caminhadas, hidroginástica, artesanato ou outra atividade que dê prazer e faça a pessoa idosa se sentir útil e em contato com outras pessoas.
9) Visite ou seja voluntário em uma ONG. Em São Paulo, por exemplo, a UNIBES (União Brasileiro Israelita do Bem-Estar Social) faz um belíssimo trabalho pela terceira idade. Por meio do Centro de Convivência, os idosos têm a oportunidade de ampliar suas perspectivas de participação social e de vivência cultural em atividades como artesanato, coral, artes, danças, jogos, oficinas gourmet, palestras, visitas culturais e passeios festivos.

msn estlilo

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta