Os
estabelecimentos foram notificados pelo Conselho Regional de
Veterinária. Caso a situação não seja regularizada, o Ministério Público
será acionado para que um mandato de interdição dos locais seja
expedido
Segundo o presidente do Conselho Regional de Veterinária, Domingos Lugu, nenhum matadouro do estado apresentou exigências mínimas para funcionamento. “Falta higiene e falta estrutura física nos locais”, disse Lugu.
Ele afirmou ainda que não é feita a fiscalização necessária nos locais, uma vez que o quadro de agentes sanitários não atendem a demanda de todo território da Paraíba. “A situação é preocupante, pois caso nenhuma providência seja tomada não teremos mais nenhum matadouro público no estado e teremos que passar a importar carne”, alertou.
Ainda segundo o presidente, com a ausência de higienização nos locais, as carnes provenientes destes matadouros, correm há riscos de contaminação, uma vez que não se sabe a procedência dos animais e se eles foram vacinados. Atualmente, 24 abatedouros públicos funcionam na Paraíba e nenhum destes teriam condições de estar exercendo suas funções. Também foram vistoriados quatro matadouros privados. Destes, apenas um foi notificado pelo Conselho.
Os estabelecimentos foram notificados pelo Conselho Regional de Veterinária. De acordo com Domingos Lugu, uma nova vistoria será realizada dentro de um prazo de 30 e 60 dias. Caso a situação não seja regularizada, o Ministério Público será acionado para que um mandato de interdição dos locais seja expedido.
Portal correio
Nenhum comentário: