» »Unlabelled » Cagepa reduz racionamento no Brejo, mas 17 açudes continuam praticamente secos

Cagepa reduz racionamento no Brejo, mas 17 açudes continuam praticamente secos

Açude de Gramame.
Foto: Reprodução
A Gerência Regional da Cagepa no Brejo, a partir desta quinta-feira (08), passou a fornecer água três dias por semana nas cidades de Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna, que enfrentavam racionamento. A escala de racionamento nessas cidades foi modificada após estudos técnicos, em virtude das chuvas registradas nos últimos dias na região.
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) confirmou que, dos 121 mananciais que monitora, quatro já sangraram, mas 17 ainda continuam em estado de crítico, com menos de 5 % do seu volume total. Açudes de Araçagi, Gramame, Jangada e Olho d’agua, estão com as águas acima do seu nível suportado.
A partir de agora, a Cagepa Com menos dias de abastecimento, a alteração também abrange os municípios de Tacima, Riachão, Dona Inês e Damião, que, a partir da próxima segunda-feira (12), terão o fornecimento de água sendo feito nas torneiras três dias a cada duas semanas, ficando o restante dos dias através de carros pipa.
De acordo com o gerente da Cagepa na região do Brejo, engenheiro Edson Almeida, o manancial de Canafístula II está com 30% de sua capacidade de armazenamento e o esquema de racionamento anunciado garante uma segurança hídrica até o mês de abril do próximo ano, mesmo que não chova mais nos próximos meses.
O gerente da Cagepa lembrou que o Governo do Estado está licitando a obra de construção da adutora da barragem de Jandaia, localizada em Bananeiras, que vai levar água até a estação de tratamento de Cacimba de Dentro e reforçar o sistema integrado do Brejo, que é responsável pelo abastecimento de oito municípios.
Portal Correio

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta