» »Unlabelled » Fim do 14º e 15º salários: A arte de partir na frente e a pressão que recairá sobre as assembleias

Fim do 14º e 15º salários: A arte de partir na frente e a pressão que recairá sobre as assembleias

Uma réstia de esperança ressurgiu no coração dos brasileiros. Cansados de tanto ouvir o que não presta vindo do Congresso Nacional, viu hoje os senhores parlamentares mostrarem que, vez por outra, também em Brasília, a ética e a moral ganham uma partida.

O exemplo veio da Câmara Federal, onde, por unanimidade, os deputados aprovaram o fim do 14º e 15º salários, um benefício revestido do pomposo nome de “ajuda de custo” que faz do congressista brasileiro o segundo mais caro do mundo.

Na Paraíba, ponto para o deputado Ruy Carneiro (PSDB). Além de empunhar a bandeira, ele nem vai sentir a “perda” porque já havia renunciado o benefício anteriormente, dentro da campanha que fez contra os salários extras no Congresso.

Hoje, ao subir à tribuna para fazer um discurso pautado pela defesa da moralidade, no qual chegou a falar na “vergonha de usar o broche de deputado”, e com a autoridade de quem defendeu o projeto dentro da bancada do PSDB, Ruy Carneiro pôde colher pra si todas as benesses que um gesto em direção à ética.

Pior pra quem se agarrou no benefício e não o renunciou antes pra ter a satisfação que Ruy e outros 20 e tantos deputados que também renunciaram tiveram. Vai perder a boquinha e ainda ficar sem poder dizer que a defendeu.

Apesar disso, todos os deputados que votaram a favor da matéria hoje merecem um cumprimento positivo. Desejando ou não no íntimo de seus corações que isso acontecesse, eles mostraram que o Congresso Nacional não pode prescindir mais de gestos que se levantem contra os excessos e abusos arraigados no sistema político brasileiro.

Essa geração ficará marcada pelo feito, em que pese carregar consigo marcas ainda mais profundas de casos e mais casos de desvios de conduta.

Agora, com a posição tomada pela Câmara Federal, a população deverá voltar os olhos para as casas legislativas nos estados. Com o benefício extinto na Câmara dos Deputados, não há como sustentar ou justificar a manutenção nas assembléias e câmaras.

Quem será o Ruy Carneiro na Assembleia Legislativa da Paraíba? Os deputados estaduais que se anteciparem e defenderam tal adequação estarão nadando em favor dos ventos.  E os parlamentos também.

Ao menos hoje, dormiremos esperançosos.

Fonte:Luís Tôrres

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta