» » Quase 80 mil contribuintes da Paraíba deixam imposto de renda para última hora

Amanhã é o último dia para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Quase 80 mil dos 260 mil paraibanos aptos a declarar deixaram para prestar contas ao Leão nas últimas 48 horas. Os retardatários somam 30% do total esperado no Estado. Segundo a Receita Federal, até ontem à tarde 181 mil pessoas tinham enviado o documento, mas os especialistas advertem que é melhor fazer a declaração dentro do prazo, mesmo que retifique posteriormente.

Na quarta-feira também termina o prazo para o pagamento à vista ou parcelado de quem tem imposto devido. A quitação do tributo deve ser feita em expediente bancário ou no caixa de autoatendimento, dependendo do valor do pagamento. Os contadores explicam que o retardatário que já sabe que não vai conseguir obter toda a informação para declarar o IR até as 23h59min59seg deste dia 30 de abril é preferível declarar, mesmo que fique alguma pendência para não ser multado pelo Fisco.

A Multa por Atraso na Entrega da Declaração (Maed) varia de 1% ao mês e pode chegar até 20% do imposto devido, não pode ser inferior a R$ 165,74. “Tem muita gente correndo aos escritórios de contabilidade para tentar fazer a declaração até quarta-feira, mas quando a gente vai analisar a papelada tem recibo com CPF errado e outros problemas que não poderão ser checados a tempo. Então a dica é declarar mesmo que fique com algum documento faltando e depois retificar a declaração”, contou o contador Rinaldo José Finizola.

Segundo as regras da Receita Federal, o contribuinte tem o prazo de 45 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento. Se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora com base na taxa Selic. Para as declarações com direito à restituição do IR, caso a multa não seja paga dentro do vencimento ela será deduzida, juntamente com os respectivos acréscimos legais.

O contador Rogério Fernandes também defende que o contribuinte faça a declaração dentro do prazo para evitar ser multado. “O brasileiro deixa sempre para a última hora, principalmente quem tem imposto devido. Para se livrar da multa é bom enviar os dados ao Fisco e depois retificar”.

O delegado da Receita Federal em Campina Grande, José Domingos de Medeiros, rebate a orientação dos contadores e reforça que o contribuinte só deve prestar contas ao Leão se todos os dados estiverem corretos e não precise de mais nenhum complemento. “Caso contrário ele cairá em malha fina”, frisou Domingos. Quem não conseguir declarar dentro do prazo, a RF irá liberar o programa, já com a geração da multa, na sexta-feira, dia 2 de maio.

PROCURA DOBRA EM JP

Os contadores que prestam serviço aos contribuintes na Declaração do Imposto de Renda, que atuam em João Pessoa, revelaram que a movimentação dobrou desde o feriado de Tiradentes, no dia 21.

A prestação de serviço está em ritmo acelerado e muitos estão fazendo hora extra para atender a demanda. “Acredito que o número de clientes dobrou do feriado para cá. Chegue ao escritório às 8h30 desta segunda-feira e já tinham 20 pessoas me esperando”, afirmou o contador Abelardo Serrano.

O contador Rinaldo José Finizola confessou que não vai poder atender os clientes que estão lhe procurando. “Estou fazendo hora extra, mas já encaminhei algumas pessoas para outros colegas contadores porque não vou poder atender todo mundo”.
 Créditos:clickpb

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta