Os estudantes que
querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem
se inscrever a partir de hoje (6) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se
inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e
não tirou nota zero na redação.
O estudante vai
precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois
números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas
disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no
momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o
número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas
obtidas no exame.
Ao se inscrever no
Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de
preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de
inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de
ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas
destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal
de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para
alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Algumas instituições
adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do
candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma
mensagem com essa informação.
Uma vez por dia, o
Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas
disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade
de concorrência. A nota de corte é a menor para ficar entre os
potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o
candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga
ofertada.
Durante o período de
inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso
escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma
referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema
estiver aberto para as inscrições.
Ao final do período
de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento
irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for
selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele
selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O
resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da
segunda, no dia 27.

Nenhum comentário: