» » Chuvas do primeiro trimestre de 2014 devem recarregar açudes

Especialistas em clima apostam em período chuvoso irregular que pode prejudicar a agricultura
Chuvas em Sousa
Diário do Sertão
Chuvas em Sousa
A previsão climática para os primeiros três meses do ano indica que as regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri terão chuvas dentro da normalidade. No entanto, essas precipitações serão irregulares, passando até dez dias sem chover em determinadas localidades. As chuvas serão mais propícias para recarga dos volumes de água dos mananciais, do que para o cultivo de culturas, como o milho e o feijão. Essa é a conclusão dos meteorologistas que participaram da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, ocorrida ontem, em Campina Grande.
Na análise feita ontem, as condições oceânicas e atmosféricas se apresentam neutras. “Quando elas estão neutras essa previsão é de chuvas na normalidade. Mas isso significa dizer que são precipitações irregulares. Porém, as chuvas de 2014 serão bem melhores do que as registradas em 2013”, disse a meteorologista da Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira.
Após a reunião, os especialistas emitiram um documento informando que dentro dos modelos oceânicos e atmosféricos, indica-se a tendência de chuvas variando entre normais a ligeiramente abaixo da média sobre o setor Norte do Nordeste Brasileiro. “A tendência é de chuvas irregulares, tanto no tempo, quanto no espaço, com padrões dentro da normalidade para cada região”, diz o documento.
A média histórica de chuvas no Sertão e Alto Sertão é de 900 milímetros, enquanto que no Cariri, essa média não ultrapassa os 700mm.
Portal Correio

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta