disponibilizou na tarde desta segunda-feira (7) os resultados dos cursos
das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Segundo o MEC, cerca de 30%
dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito
Enade. Foram avaliados cursos na área de humanas.
Esse índice monitora a qualidade dos
cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades
e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos,
com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5.
Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.
Elas tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem
em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso
tirar de 3 a 5, a nota máxima.
As carreiras de ciências econômicas, administração e
direito, e de tecnologia de processos gerenciais tiveram os maiores
índices de cursos com desempenho ruim. Um a cada três cursos destas
carreiras tiveram notas 1 ou 2.
O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos
Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no
final deste mês.
Entretanto, mesmo com o resultado, o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, considera que o ensino no país está evoluindo se
comparados aos resultados do Enade de 2009, quando foi feita a avaliação
dos mesmos cursos avaliados em 2012.
Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos,
pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os
universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para
avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis,
ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia,
relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos
cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos
humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
A prova teve 20,1% de abstenção em todo o país. De acordo com o
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame
teve a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos
superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 587.351 estudantes
estavam habilitados e inscritos.
Para combater o boicote dos estudantes, a partir da edição do ano que
vem, será necessário que todos eles permaneçam em sala por pelo menos
uma hora após o início da prova. Somente a assinatura da presença não
valerá mais como participação válida, anunciou o MEC nesta segunda.
Mercadante afirmou que o boicote está diminuindo e criticou alunos que
apenas assinam a prova. "O boicote propriamente nós quase não temos.
Antes nós tínhamos em torno de 20% dos estudantes das instituições aqui
no caso não participavam do Enade. Hoje é muito residual essa situação,
mas temos ainda alguns estudantes, porque se não fizerem o Enade não
podem se formar, que simplesmente assinam a prova e prejudicam todos os
outros que estão se esforçando para garantir uma boa nota para a sua
instituição. Então, quem entrou e assinou, perdeu. Não vai se formar".
Edição anterior
Na edição do Enade do ano passado, 5,4% de todos os cursos participantes
tiraram nota 5 e 19% tiraram nota 4. A maior parte, equivalente a
43,9%, tirou nota 3. Abaixo da média, ficaram 27,3% com nota 2 e 2,7%
com 1.
Na comparação dos resultados de 2012 com 2009, o número de cursos que
ficaram abaixo da média aceitável aumentou. Ao todo, passaram de 24,2%
para 30%. Há quatro anos atrás, 0,7% dos cursos tiraram nota 1 e 24,2%
tiraram nota 2. Já a quantidade que tirou notas 3, 4 e 5 aumentou,
porque passaram de 48,5% em 2009 para 68,3% em 2012.
Para o governo, o panorama geral é positivo, com uma evolução no Ensino
Superior brasileiro. "Cresceu proporcionalmente mais 3, 4 e 5 do que o 1
e 2. É positivo, porque cresceu fundamentalmente 3, 4 e 5. [...] Houve
um crescimento em direção à qualidade", disse Mercadante.
A porcentagem de cursos sem conceito foi a que teve maior queda.
Diminuiu de 26,6% para 1,8%. Para o ministro, isso se deve à maior
adesão dos alunos ao exame. "Nós tivemos um avanço muito importante na
participação efetiva dos estudantes no Enade e com isso nós diminuímos
substancialmente o que era sem conceito", ponderou o ministro.
Públicas e privadas
Em relação aos cursos de instituições públicas, houve também uma melhora
nas notas acima da média. Em 2012, um total de 33,7% tiraram nota 3,
29,8% tiraram nota 4 e 17% tiraram nota 5 contra 32,8%, 24,5% e 17% em
2009, respectivamente. Além disso, 3,6% dos cursos públicos tiraram nota
1 e 14,4% tiraram nota 2 no ano passado. Em 2009, esse percentual havia
sido de 0,9% e 13,8%.
Nas instituições privadas, todos os percentuais aumentaram, já que houve
uma queda nos cursos sem conceito, que passaram de 27,1% para 1,8%. Os
que tiraram nota 1 foram de 0,7% para 2,5%. Os que tiveram 2, de 26,1%
para 29,3%. Contemplados com a nota 3 passaram de 38,6% para 45,6% e,
com nota 4, de 7,1% para 17,3%. Já com a nota máxima, o índice aumentou
de 0,4% para 3,5%.
Segundo o MEC, as notas individuais de cada instituição que participou
do Enade 2012 estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir das 17h desta segunda.
O resultado final do Conceito Enade 2012 foi recebido pelas instituições
de ensino superior a partir do dia 23 de setembro. O Enade é uma prova
aplicada pelo governo federal para verificar o aprendizado de estudantes
de graduação, ingressantes e formandos de acordo com o conteúdo
programático de cada curso. Ainda, ele avalia a qualidade dos cursos e
das instituições, sendo obrigatório para quem for selecionado e
indispensável para a emissão do histórico escolar. A nota individual do
aluno não é divulgada, mas apenas a geral do curso. Cada curso é
avaliado a cada três anos. O Enade foi realizado pela primeira vez em
2004.
Enade 2013
As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir
das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do
Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período
de 22 de outubro a 24 de novembro.
Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que
conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação
física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina,
medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão
hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
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