Protesto e aplausos marcaram o 7 de Setembro nas duas maiores cidades da Paraíba. Em João Pessoa, o desfile cívico atraiu mais de 10 mil pessoas. O evento reuniu 40 organizações civis e militares, escolas públicas e órgãos estaduais. De acordo com dados da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento, realizado na avenida Duarte da Silveira, no Centro.
A Polícia Rodoviária Federal também passou pela avenida com 12 viaturas, 30 policiais e 9 motocicletas, seguida da Polícia Civil, que reuniu 15 viaturas e equipes de delegacias distritais e especializadas. Os agentes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária participaram da programação juntos com o Grupo Penitenciário de Operações Especiais, Força Tática Penitenciária e Gerência de Inteligência das unidades prisionais.
As escolas, autarquias e entidades organizadas deram sequência ao desfile, com destaque para os usuários e familiares da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de deficiência (Funad), que foram aplaudidos pelo público.
Em Campina Grande, cerca de 5 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de Setembro que teve apenas duas manifestações, ambas pacíficas. Na Catedral Diocesana, eram esperadas pelo menos 500 pessoas no 19º Grito dos Excluídos, que este ano teve como tema “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. Porém, apenas 50 pessoas, estiveram no local.Com faixas e cartazes, os manifestantes pediram inclusão na educação e saúde.
Um grupo de vigilantes também protestou pedindo mais segurança para a categoria. No último dia 30 de agosto um vigilante foi friamente assassinado com um tiro na cabeça. O bandido cometeu o crime para roubar sua arma. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, comemorou o fato dos desfiles terem acontecido de maneira tranquila. “Hoje, estamos tendo manifestações em todo o Brasil e saímos aqui, em carro aberto”, disse.
Redação
PBAgora
Nenhum comentário: