» »Unlabelled » Após manifestações nas ruas em junho, avaliação de governantes sofre queda generalizada, diz Ibope

Após manifestações nas ruas em junho, avaliação de governantes sofre queda generalizada, diz Ibope

Mesmo com queda na aprovação, avaliação do governo Dilma supera a de governadores
Kamilla Dourado, do R7, em Brasília
Após protestos, números mostram queda na avaliação do governo Dilma, mas aprovação é maior que a dos governadores Roberto Stuckert Filho/PR
O percentual de brasileiros que considera o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ótimo ou bom caiu de 55% para 31%, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope. No entanto, o número está acima da média de avaliação ótima ou boa dos governadores e prefeitos, que ficou em 28%.
A porcentagem de quem considera o governo de Dilma regular subiu de 32% para 37%. Os brasileiros que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo foram de 13% para 31% em julho. Por fim, 1% dos entrevistados não souberam avaliar o governo Dilma.
As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 12 deste mês, portanto, depois dos protestos populares que atingiram o País. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos. Nesta edição da pesquisa foram ouvidas 7.686 pessoas em 434 municípios.  
Apesar dos números apresentados na pesquisa, ainda é possível reverter o cenário de queda, segundo o gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
— Possível é, [já que] essa queda foi muito influenciada pelas manifestações. Vai depender da evolução das questões econômicas, que não estão evoluindo bem. Se a inflação continuar corroendo os salários, essas percepções acabam prejudicando. As manifestações servem como gatilho para lembrar dos problemas. Difícil é saber se vai subir para os níveis anteriores.
Celebridades na política: veja artistas que defendem suas causas
Leia mais notícias de Brasil e Política
Uma coleção de 'bafos': Barbosa já xingou jornalista e deixou Dilma no vácuo
A aprovação da maneira de governar da presidente, que considera basicamente a postura de Dilma, caiu de 71% para 45%. Por outro lado, os que desaprovam a maneira de governar subiram de 25% para 49%. Aqueles que não sabem ou não responderam ficaram em 1%. Já a maneira de governar dos governadores, segundo a pesquisa, é de 28%.
Confiança em Dilma
O nível de confiança da população na presidente também oscilou negativamente, de 67% para 45%. Já o indíce de desconfiança subiu de 28% para 50%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam ficaram em 5%.  
Dilma cria grupo para ligar governo às redes sociais
Leia mais notícias de Brasil
Segundo pesquisa divulgada no mês passado, o índice de pessoas que consideravam o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom caiu oito pontos percentuais desde março deste ano e chegou a 55%, de acordo com pesquisa CNI/Ibope.
Manifestações
A maioria dos brasileiros é a favor dos protestos pelo País: 89% são a favor das manifestações, segundo a pesquisa CNI/Ibope. Por outro lado, 9% dos entrevistados são totalmente contra e 2% não responderam. Entre os que apoiam, 39% ressalvaram concordar com os protestos, desde que sem violência.
Questionados sobre a participação nas manifestações, 84% dos entrevistados disseram que não saíram às ruas, apenas 9% participaram, 6% responderam que alguém da família participou e 1% não respondeu.
Segundo a pesquisa, quanto mais velho o entrevistado, menos ele concorda com as manifestações. A posição contrária aos protestos também é maior entre os entrevistados com menor grau de instrução e menor nível de renda familiar.
O estudo mostrou ainda que as notícias sobre manifestações foram as mais lembradas pelos entrevistados. Para 28% da população, essa foi a notícia mais importante do mês.
http://www.r7.com/r7/media/2013/20130725-GraficoDilma/20130725-GraficoDilma.gif
Fonte :R7

Postador Administrador

Atualizando.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta